
As temperaturas altas vêm acompanhadas de muitas coisas boas e também de algumas menos boas. Há quem chame de melga, há quem chame de mosquito, mas o seu cartão de visita habitual inclui sempre a pele avermelhada, comichão e inchaço.
Apesar das visitas frequentes, pouco se conhece a seu respeito. Porquê que eles nos picam? Porquê que algumas pessoas são mais picadas que outras? A resposta a essa e outras questões, encontra nestes 5 factos sobre mosquitos, para que possa estar protegido o ano inteiro.
1. Apetite voraz
O volume de cada refeição varia consoante a sua espécie e o tamanho. Em alguns casos, os mosquitos conseguem consumir o equivalente ao seu peso em sangue. Um feito impensável para qualquer pessoa à face da terra.
2. Preferência por certas pessoas
Há indivíduos que são mais incomodados do que outros, mesmo em ocasiões em que estão rodeados por outras pessoas. Isto acontece por diversos motivos. Os mosquitos são atraídos por uma combinação de calor corporal, dióxido de carbono que expelimos quando respiramos, odor, transpiração e também pelo ácido lático. Estudos demonstram que os seus recetores conseguem detetar as vítimas até 50 metros de distância.
3. Apenas os mosquitos fêmeas picam
Apesar das inúmeras espécies existentes, nem todas veem os humanos como um delicioso manjar. Na verdade, o prato preferido dos mosquitos é a seiva e o néctar das plantas. A proteína existente no sangue ajuda na produção dos ovos e esse é o único motivo pelo qual os mosquitos fêmeas picam os humanos e aves.
Sabia que?
Uma melga é um mosquito, mas nem todos os mosquitos são melgas.
“Melga” é uma expressão portuguesa utilizada para designar a fêmea do mosquito.

4. Ciclo de vida curto
Em média, uma fêmea deposita cerca de 100 ovos, havendo espécies que podem colocar até 300 de uma só vez. O seu ciclo de vida é bastante curto, o que implica um tempo de maturação igualmente curto. Ou seja, desde a forma ovo até à fase adulta, leva apenas 10 dias.
5. Período de maior atividade
Não são apenas os navegadores que usam as estrelas para guiar o seu caminho. Segundo estudos, a atividade das melgas dispara cerca de 500% nas noites em que a lua cheia ilumina a noite.
Estar informado é das melhores formas para lidar com cada situação. Utilize estes 5 factos sobre mosquitos para proteger a sua família. Se preferir uma solução ainda mais eficaz, temos à sua disposição um vasto leque de redes mosquiteiras (manuais, automáticas e motorizadas) que impedem a passagem não só de insetos, mas também de partículas que causam alergias.