“…o algeroz é dos melhores aliados para qualquer casa ou moradia exposta a grandes quantidades de precipitação”

A época das chuvas aproxima-se a passos largos e com ela, chegam também as dores de cabeça e os danos que provoca. Prevenir problemas mais tarde, passa por limpar o seu algeroz com antecedência.
A maioria das pessoas não sabe, mas o algeroz é dos melhores aliados para qualquer casa ou moradia exposta a grandes quantidades de precipitação. Isto porque o escoamento eficaz da água da chuva previne danos, não só no seu telhado, mas também nas paredes (exteriores e interiores) da sua casa.
Deixamos-lhe 5 dicas de limpeza e manutenção de algerozes para que possa ter um inverno descansado, junto de amigos e familiares.
1. Preparativos antes de limpar o seu algeroz
O primeiro passo, é juntar todas as ferramentas e objetos necessários para o trabalho que vai iniciar. O objetivo não é perder horas e horas em limpezas, mas sim ganhar tempo para poder dedicar ao que realmente é importante. Proteção acima de tudo!
Alguns são indispensáveis, tais como os óculos para proteger a sua vista, um par de luvas próprias para o efeito e um escadote resistente que suporte o seu peso. Outras são opcionais, como por exemplo, um soprador de folhas ou uma viseira. Outro item a não esquecer, são os sacos de plástico.
2. Retire o que puder à mão
Comece por apanhar todos os detritos sólidos. A maior parte do “lixo” que vai encontrar no seu algeroz, pode ser facilmente removido à mão. Como por exemplo, folhas, paus e até ninhos, tenha cuidado que os mesmos podem ainda ser habitados.
Esta etapa é, em princípio, aquela que “rouba” mais tempo, mas é também aquela que traz mais e maiores benefícios. Se tiver disponível, também é possível usar o soprador de folhas, para ser um pouco mais rápido e cómodo para si.

3. Enxague com a ajuda de uma mangueira
Terminados os trabalhos “pesados”, pode finalmente usar a mangueira ou uma máquina de limpeza de alta pressão. Irá não só ajudar a retirar a sujidade restante com maior facilidade, mas também perceber se o seu algeroz está a funcionar sem problemas.
Caso o tubo de descida esteja entupido, tire partido da água da mangueira para desobstruí-lo. Ou em casos mais persistentes, um arame ou, por exemplo, o cabo de uma vassoura. Tenha cuidado para não danificar nenhuma secção da caleira.

4. Missão cumprida?!
Chegando a esta etapa, pode dar por terminada a limpeza do seu algeroz e desfrutar do resto do dia! Ou então, aproveite para poupar tempo e prevenir assim subidas mais frequentes ao escadote.
Finalize este processo tão importante para a sua habitação, com o uso de uma escova de cerdas macia e água com sabão.
A longevidade e eficácia das caleiras, está diretamente ligada ao cuidado que lhe dedica. Quanto melhor funcionar, menos problemas vai ter com as paredes e o telhado da casa.

5. Repita (no mínimo) uma vez por mês
A última dica que temos para a limpeza do algeroz é a frequência com que o deve fazer. Aconselhamos a limpar o sistema, no mínimo, uma vez por mês durante a época das chuvas para garantir o seu bom funcionamento e durabilidade.
Esta atenção vai garantir que não se acumula lixo que possa, eventualmente, entupir e/ou estragar o algeroz.
Prevenir é o melhor remédio
A partir de agora, deixamos tudo nas suas mãos. Estas dicas irão ajudá-lo na prevenção de possíveis problemas no seu telhado e paredes derivados à chuva.
Os conselhos que aqui deixamos, servem maioritariamente para quem já tem um sistema de caleiras montado na sua habitação.
Se ainda não tem um sistema de algeroz ou caleiras instalado na sua casa, entre em contato connosco para mais informações. Aqui na TEPSOL, além dos orçamentos serem grátis, fabricamos e instalamos de Norte a Sul do país.